Terminou, este domingo, mais uma prova do Lousada Indoor Open!
Numa final muitíssimo bem disputada e de resultado imprevisível, a italiana Angelica Moratelli sagrou-se campeã da prova inserida no circuito ITF, ao derrotar na final a sua amiga Célia Cervino Ruiz, de Espanha.
Moratelli, que preparou muito bem o embate com Cervino, voltou a causar problemas com a sua esquerda em slice e bola mais liftada, alta, que tirava ritmo a uma tenista espanhola que se dá bem com a bola batida e pesada. Não foi por isso de estranhar que a italiana fechasse o primeiro set, por 6-3, deixando antever muitas dificuldades para a sua adversária. Porém, a italiana baixou um pouco o ritmo, deixou de se movimentar tanto e permitiu que Célia regressasse ao jogo. A vitória na segunda partida por 6-1 demonstra bem a supremacia da tenista de Pontevedra que ainda acreditava em repetir o êxito conseguido em 2019, aqui em Lousada.
Na “negra”, o equilíbrio foi uma constante, com muitas oscilações no marcador, mas, há um momento que pode ter sido determinante: Celia Cervino Ruiz desperdiçou a possibilidade de fazer o 4-2 (que certamente lhe daria um alento extra para o que faltava disputar) e inverteram-se os papéis, agora era Moratelli a respirar de alívio e a acreditar que era possível chegar ao título.
Depois de mais uma série de vantagens para cada uma das finalistas, chegamos ao tie break final, com muitos nervos, longas trocas de bolas, entrega total de ambas as jogadoras, match points para uma e para outra, e, no final, o triunfo da italiana, o décimo em torneios ITF da sua carreira, selado com um abraço no encontro final na rede, com Moratelli a sorrir de contente e Célia a não acreditar que tinha perdido uma final que estava “praticamente ganha”. Resultado final: 6-3, 1-6 e 7-6 (11/9), ao cabo de 2 horas e 52 minutos.
A prova de pares foi conquistada pela dupla composta pela portuguesa Matilde Jorge e a espanhola Celia Cervino Ruiz, conquistaram o troféu, depois de derrotarem na final a holandesa Jasmijn Gimbrere e a australiana Alicia Smith, por 6-1 e 6-4.
Termina assim mais um LOUSADA INDOOR OPEN, prova dotada com 15 mil dólares em prémios monetários e que reuniu mais de 60 tenistas em representação de 20 nacionalidades.