Este regulamento foi criado de acordo, com as normas e regras de ténis da FPT e ATPORTO. O modelo do Ranking Pirâmide Ténis Atlântico, será organizado no sistema de Pirâmide. Supervisor: Prof. Fábio Santos.
Os encontros – Sistema Pirâmide – serão efetuados para dar oportunidade a todos os tenistas jogarem uma mesma prova independentemente da sua experiência por forma a adaptarem as aprendizagens adquiridas à prática da modalidade.
O Ranking Pirâmide é realizado com todos os interessados em participar.
Venha e participe!
O Sistema de Pirâmide possibilita encontros mais equilibrados e justos, pois, cada tenista terá um grupo seleto para desafiar, que a princípio têm um nível idêntico.
Vencendo os encontros dentro do grupo inicial, o próximo grupo a desafiar terá tenistas com nível de encontro mais elevado e com isso o jogador terá a oportunidade de melhorar seu nível técnico, além de conhecer novos jogadores, para proporcionar desafios diferentes.
Subir quando ganhar o seu desafio e defender a sua posição quando for desafiado;
Cada tenista poderá ser desafiado até DUAS vezes por mês. Desafio deverá ser feito até o dia 15 do mês com marcação de data para o encontro. No dia 16 será considerado WO caso o desafiado não tenha respondido o desafiante.
O tenista que não recebeu os seus respectivos desafios, ganha um desafio extra, pode desafiar até 2 vezes, (dentro do seu limite de encontros);
O tenista no ranking que não desafiar perderá automaticamente cinco posições (objetivo principal do ranking é promover encontros);
Se for desafiado e não jogar: Perde a posição para o desafiante por WO. Caso o desafiado vença o seu encontro (normal do ranking) o desafiante ficará na posição do desafiado na próxima atualização. Pois, é necessário valorizar todos os encontros.
Sairão do ranking, automaticamente, os tenistas que não jogarem no período de dois meses consecutivos ou não pagarem a taxa de manutenção por três meses;
Caso um ex-integrante do ranking, queira entrar novamente no sistema, o mesmo terá que recomeçar na base da pirâmide, além de regularizar débitos anteriores que por ventura possa ter antes da sua saída;
A posição de cada um, no início da temporada, será de acordo com a classificação na data de fecho da temporada anterior.
O tenista que precisar de proteção não poderá ser desafiado. Será permitido mediante atestado médico (lesão) pelo período de um mês e sendo válido apenas para o mês seguinte da atualização do ranking.
Só podem ser desafiados duas vezes, caso recebe três ou mais desafios, será válido sempre os dois primeiros verificando data e hora.
Os encontros devem ser realizados nos campos: Lousada – Vizela, ou seja, os encontros deveram ocorrer alternadamente. Exemplo: Um em casa e outro fora, podendo ser alternado em comum acordo com ambos os tenistas.
Os encontro deverão ser realizados, nos courts de Lousada TA ou Vizela TA.
A reserva dos courts deve ser realizada pelo desafiante na secretaria de Lousada TA via presencial ou por telefone, após confirmação da reserva deve a mesma ser confirmada via whatsapp e e-mail.
Para propor um desafio, o participante deverá:
Nota: (i) – Todos os tenistas deverão disponibilizar no mínimo cinco datas sendo que deve sempre constar um horário para o final de semana e outro durante a semana no período da noite; Lançado o desafio, o mesmo não poderá ser alterado (somente com autorização da organização).
O custo do aluguer do court será de responsabilidade dos dois, desafiante e desafiado.
As partidas dos desafios serão realizadas, à melhor de três sets, com o 3o set disputado em sistema de Super Tie-break de 10 pontos.
Havendo disponibilidade de court, o terceiro set pode ser disputado pelo sistema normal de pontuação, caso os dois participantes estejam de acordo. Recomenda-se que seja combinado antes da partida iniciar.
Os dois primeiros sets serão disputados com vantagens.
Haverá tolerância de 15 minutos para o jogador em atraso. Passado esse tempo, se o jogador em atraso não comunicar o ocorrido, será declarado derrotado por W.O. No entanto caso o jogador que chegar antecipadamente entenda e aceite jogar a partida, a mesma será realizada.
Havendo W.O o tenista que faltar fica encarregado do pagamento na totalidade do aluguel do campo.
Para o bom andamento dos encontros, sugere-se que sejam adotadas as seguintes práticas: o tenista que servir, deve pronunciar em voz alta a contagem, no momento anterior a cada serviço, a marcação de bolas (dentro ou fora) é feita pelo tenista (e somente por ele), que ocupa a parte do court, onde se deu a decisão do ponto, em caso de dúvida, deve-se repetir o ponto.
Não Realização dos encontros:
Em caso de não realização do encontro por chuva ou falta de energia, o mesmo deverá ser marcado para outro dia / horário, porém no mesmo mês.
Caso não haja horário disponível para o mesmo período, o encontro será cancelado, FICANDO O RESULTADO PARCIAL.
Não serão remarcados encontros de um (mês) para o (mês) seguinte. Sem punições.
Atualização das posições do ranking:
A atualização do ranking será feita até ao dia 2 do mês subsequente ao mês de encerramento dos desafios. A sua divulgação ocorrerá através do grupo de Facebook, Whatsapp ou e-mail.
Obs: Qualquer motivo, pelo que não conste no regulamento, o desafiante deverá entrar em contato com Prof. Fábio Santos.
Recomenda-se, lançar o desafio, no seguinte padrão: desafiante (3) desafia desafiado (1). Ex.: Marcelo Cunha (3) desafia Arnaldo Nunes (1), dia e hora deve ser sugerida, conforme regra do ranking.
PIRÂMIDE
Linhas 2 e 3 (cor amarela): Só poderá desafiar tenistas ATÉ 3 posições acima da sua e que esteja na sua linha ou na linha acima da sua. Ou seja, o 4o não poderá desafiar o 1o.
Linhas 4 e 5 (cor verde): Só poderá desafiar tenistas ATÉ 4 posições acima da sua e que esteja na sua linha ou na linha acima da sua. Ou seja, o 7o não poderá desafiar o 3o colocado.
Linha 6 (cor laranja): Só poderá desafiar tenistas ATÉ 5 posições acima da sua.
Linha 7 (cor azul claro): Só poderá desafiar tenistas ATÉ 6 posições acima da sua.
Linha 8 (cor azul escuro): Só poderá desafiar tenistas ATÉ 7 posições acima da sua.
E assim por diante…
O Lousada TA fornece bolas para os encontros. No entanto, os jogadores podem trazer bolas novas.
Aquecimento será de até 05 (cinco) minutos,
Não concretiza, o w.o, salvo exceção de encontros de segunda a sexta, quando os dois jogadores combinarem o cancelamento e solicitarem diretamente a organização.
Os mesmos deverão estar cientes do Regulamento e dos diferentes níveis técnicos, dos jogadores da Pirâmide.
O novo jogador será, automaticamente, o último colocado do Ranking Pirâmide TA e deverá desafiar um tenista que esteja posicionado no último Grupo (cor) ativo.
No final da temporada, em Julho, será realizado o “MASTER CUP PIRÂMIDE TÉNIS ATLÂNTICO” com os oito melhores atletas e também uma confraternização com todos os participantes.
Troféu para o campeão e para o vice-campeão.
E uma festa de Confraternização, que será oferecido no dia da grande final, para todos os jogadores do Ranking Pirâmide TA.
O não cumprimento do regulamento acarretará, exclusão do tenista do ranking pelo período de no mínimo quatro meses. No caso de reincidência será excluído permanentemente do ranking.
Vencendo os seus encontros, o grupo a desafiar ficará mais difícil e, com isso, o tenista só tem a crescer. A prioridade do desafio é sempre de quem desafia primeiro, para que haja um melhor andamento do nosso ranking, respeite sempre isso!
Manter-se no topo será muito difícil, pois o desafio é grande. Ser desafiado pelo 2a e 3a colocado no mesmo mês, todos os meses, e vencê-los será uma tarefa dificílima.
BONS ENCONTROS!!!!!